top of page

Principais motivações de processos trabalhistas – Laudo técnico por assistente judicial


Principais motivações de processos trabalhistas – Laudo técnico por assistente judicial. (Imagem: Divulgação)


O trabalho do assistente técnico é fundamental para levantar as provas que favoreçam a defesa, bem como acompanhar o trabalho do perito nomeado pelo juiz.


Principais motivações de processos trabalhistas - Laudo técnico por assistente judicial é assunto que deve ser abordado, pois é peça chave na ação a fim de reunir e comprovar todos os fatos e documentos. O assistente técnico judicial, se faz necessário em defesa da parte reclamada, já que as ações judiciais mostram fatos divergentes, que podem resultar em questionamentos técnicos ao juiz do caso. Acompanhe, a seguir, mais sobre o papel dos profissionais assistentes técnicos judiciais e a importância na defesa, em um processo trabalhista.


Papel do laudo realizado pelo assistente técnico judicial


A legislação prevê a participação do assistente judicial como auxiliar da justiça, no Art. 139 do CPC – Código de Processo Civil. O Art. 154, do CPC, ainda reforça que o trabalho deste profissional é de extrema importância na prestação jurisdicional, principalmente, em casos em que a prova da ocorrência depender de conhecimento técnico ou científico.


Nas principais motivações de processos trabalhistas/laudo técnico por assistente judicial, o profissional deve ficar atento às diferentes hipóteses abordadas na matéria técnica referente ao objeto da prova pericial. O objetivo deste profissional é tentar fazer com que o perito pela Justiça apresente interpretações variadas sobre a matéria. Lembrando que o assistente técnico judicial defende os interesses do cliente, e vai levantar todas as provas, histórico e documentos que comprovem a verdade da situação.


Diferentemente do perito nomeado pelo juiz, o assistente judicial, é contratado pela parte e trabalha em manter as provas técnicas favoráveis à defesa, ou seja, ao seu cliente.


Para isso, o trabalho do assistente técnico judicial é muito importante para esclarecer os fatos. O profissional procura acompanhar, sempre, as diligências que são realizadas pelo perito do juízo. Outra alternativa segura é que, antes que o laudo seja finalizado, o assistente técnico pode pedir um prazo, previsto em lei, para examinar as peças do processo. É preciso ter claro, as teses jurídicas, em relação a parte que o contratou.


Por essas e outras razões, muitas empresas estão contratando os serviços de empresas especializadas como a AR Perícias Médicas e de Engenharia que contam com profissionais de diferentes áreas de atuação que atuam qualificadamente como assistentes técnicos judiciais.


Principais motivações de processos trabalhistas


O número de casos de empregados, entrando na Justiça, contra empresas em que trabalhavam aumentam. Os motivos são os mais variados, já que abrange desde horas extras não pagas, diferenças salariais por desvios de função, verbas de rescisão de contrato, danos morais ou materiais, bem como adicional de insalubridade e doenças ocupacionais.


Entre as doenças ocupacionais, prevista no artigo 20, I, da lei n°8.213, de 1991, e que define como uma enfermidade produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho, as mais comuns, questionadas na Justiça são:


- Idiopatias, ergopatias, tecnopatias ou doenças profissionais.


São doenças alegadas por trabalhadores, com problemas tendinite, catarata, perda auditiva, problemas relacionados ao LER (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).


No entanto, diante destas principais motivações de processos trabalhistas, o assistente técnico judicial trabalha para comprovar que a doença não tem nexo de causalidade com o trabalho.


Laudo técnico por assistente técnico judicial


O assistente técnico judicial tem como objetivo escrever o parecer/ laudo técnico com o objetivo de provar ao perito da tese a respeito do objeto da perícia com base em informações reais levantadas.


O profissional contratado pela empresa reclamada também tem como função fazer crítica negativa, detalhadas, discordando do laudo do perito, bem como apontar os trechos positivos que beneficiam a sua tese. Esclarecer os fatos, além de contestar ou se conivente com o laudo do perito são os pontos que baseiam o importante trabalho deste profissional.


Portanto, o profissional é indispensável, por uma empresa, na defesa em meio as principais motivações de processos trabalhistas que ocorrem no Brasil, país em que os colaboradores mais entram com ações na justiça contra as empresas.

Sobre a AR Perícias Médicas e de Engenharia


A AR Perícias Médicas e de Engenharia realiza a prestação de serviços de assistência técnica em perícias médicas e de engenharia, na área judicial e extrajudicial para clientes corporativos de todo o país. Conta com uma equipe multidisciplinar constituída de médicos, advogados e engenheiros que atuam em diversas áreas de modo a prestar assistência referente à saúde e segurança laboral.


Com vasta experiência no mercado, os profissionais atuam como assistentes judiciais elaborando laudos oficiais de alta qualidade e conteúdo que servem de embasamento para inúmeras sentenças.




AR Perícias

Contato: (19) 3829-0255

E-mail: contato@arpericias.com.br

http://www.arpericias.com.br/


Redes Sociais

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page