top of page

A judicialização da medicina no Brasil, erro médico e processos


O Brasil é campeão mundial em processos judiciais, parte deles referem-se a erros médicos. Atualmente, o país responde por 28 mil processos envolvendo procedimentos médicos.


A judicialização da medicina no Brasil, erro médico e processos são temas que estão chamando a atenção da opinião pública, já que há cada vez mais casos registrados de erros médicos e que são questionados na Justiça. Hoje em dia, 7% dos médicos enfrentam algum tipo de processo no país, nas áreas cíveis, administrativas ou criminais. Em alguns estados do Brasil, a média de casos é preocupante. No Rio Grande do Sul, 13,72% dos médicos são processados. Segundo o Superior Tribunal de Justiça, houve um aumento de 1600 % dos casos de processos de erros médicos, nos últimos 10 anos, com aumento das condenações. Parte das denúncias, no entanto, movidas contra os profissionais são consideradas improcedentes por não haver a comprovação da negligência, imprudência ou imperícia médica. Qual seria o motivo para o avanço do problema na área da medicina?


A judicialização da medicina no Brasil, erro médico e processos – Os principais!


Especialistas na área da saúde apontam que a maior parte dos erros médicos contestados na Justiça estão relacionados a decadência na formação dos profissionais e baixa qualidade no serviço prestado pelas unidades de saúde do País. A realidade é que a demanda cresce, com a expansão dos planos de saúde, mas a qualidade do serviço tem decaído, nos últimos anos. Por outro lado, há muitas ações sem provas e infundadas de pessoas que agem de má fé levando em considerações apenas interesses pessoais para benefícios financeiros.


Veja quais são os principais motivos dos erros médicos judiciais


Hoje, o perfil do paciente é um consumidor que possui mais acesso à informação, mais esclarecido, exigente, menos tolerante e, por isso, procuram, com mais frequência, a Justiça ou fazem denúncias em conselhos regionais de medicina para ir atrás dos seus direitos. Apenas os conselhos regionais de medicina do país julgaram culpados 43% dos médicos em denúncias e ações.


Por isso, a judicialização da medicina no Brasil, erro médico e processos também estão muito relacionados a problemas enfrentados na rede pública de saúde, que não responde de forma adequada a maior parte dos atendimentos.


Hoje em dia, os profissionais da área de medicina devem estar preparados e se precaver para possíveis ações ao longo de sua trajetória profissional e contar com uma empresa para se resguardar como a AR Perícias Médicas e de Engenharia.


Processos relacionados a erros médicos


Entre as áreas mais questionadas na Justiça estão: Ginecologia e Obstetrícia, com 42,6%, Traumato/ Ortopedia, com 15,91 %, seguidos de Neurologia e Pediatria.

As cirurgias plásticas e gerais também são campeãs de reclamações na Justiça. Atualmente, o procedimento é questionado em ações judiciais por 47% dos pacientes no Brasil. A maior parte dos processos no STJ são questionados por mulheres, nas áreas de Obstetrícia e Ginecologia.


Desta forma, o que se conclui é que o profissional da Medicina se encontra em uma posição de grande vulnerabilidade, sendo essencial que este passe a conhecer essa nova realidade de grande demanda judicial e se preparar para enfrentá-la com a ajuda empresas sérias como a AR Perícias.


Sobre a AR Perícias Médicas e de Engenharia


A AR Perícias Médicas e de Engenharia realiza a prestação de serviços de assistência técnica em perícias médicas e de engenharia, na área judicial e extrajudicial para clientes corporativos de todo o país. Conta com uma equipe multidisciplinar constituída de médicos, advogados e engenheiros que atuam em diversas áreas de modo a prestar assistência referente à saúde e segurança laboral.


Com vasta experiência no mercado, os profissionais atuam como assistentes técnicos judiciais elaborando laudos oficiais de alta qualidade e conteúdo que servem de embasamento para inúmeras sentenças.





AR Perícias


Contato: (19) 3829-0255

E-mail: contato@arpericias.com.br

http://www.arpericias.com.br/


Redes Sociais


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page