top of page

Por que as empresas devem contratar um assistente técnico judicial?


Por que as empresas devem contratar um assistente técnico judicial? (Imagem: Divulgação)

A presença de um assistente técnico judicial confere à empresa mais tranquilidade diante de possíveis processos judiciais que podem ser relacionados a qualquer área, desde médica, operacional, administrativa, entre outras. Saiba mais sobre a atuação deste profissional, o papel que exerce e porque é tão importante a sua contratação.


Por que as empresas devem contratar um assistente técnico judicial?


Contratar um profissional do tipo é de extrema importância para toda e qualquer grande empresa no Brasil. Diante de um processo judicial em qualquer área, este é o profissional que será capaz de fazer um diagnóstico claro para apresentação de um laudo que servirá como uma prova no processo apresentado ao juiz do caso. O assistente técnico judicial é um profissional de confiança da empresa, que possui curso superior e especialidades na área em que se refere a perícia.

Desafios do profissional


Entre as missões do assistente técnico, há destaque para o desafio de tentar convencer o perito sobre a tese de defesa de um determinado objeto em questão.

O profissional ainda é preparado para defender a empresa em diversos outros casos. A empresa que não possui um assistente técnico judicial especializado, por exemplo, não sabe como proceder diante de uma visita investigativa? Os responsáveis serão questionados sobre possíveis riscos apontados por um perito judicial e não saberão como proceder, neste caso. Apenas um profissional especializado na área é capaz de resolver a questão e tirar as dúvidas e assumir os questionamentos do perito.


Confira mais casos sobre a importância do assistente técnico judicial na empresa


Diante de uma perícia relacionada a área de segurança do trabalho, o primeiro procedimento realizado pelo perito judicial é o de avaliar se os equipamentos de proteção que a empresa oferece aos trabalhadores realmente são seguros para que exerçam as funções determinadas. Neste caso, o perito pode questionar sobre a validade, condições, tempo de uso do equipamento. Nesse processo, o assistente técnico está capacitado para interferir nas interpretações, com base no conhecimento técnico da área de Engenharia de Segurança do Trabalho, por exemplo. Está mais do que claro, então, sobre Por que as empresas devem contratar um assistente técnico judicial? Trabalho do assistente técnico judicial na empresa


O profissional é de extrema importância para a fundamentação da tese de defesa do advogado da empresa, em um determinado processo judicial. O assistente é capaz de assessorar, de forma técnica e científica, o advogado na preparação do processo, por exemplo. O profissional tem como função ainda fazer sugestões, conversar com funcionários da empresa que estão ligados ao caso da perícia judicial. O assistente técnico judicial também pode auxiliar o advogado a apresentação de quesitos fundamentais para a elaborar a peça judicial.


Além de atuar em conjunto com o advogado, o assistente técnico judicial contratado poderá atuar em outra frente de trabalho. Ele pode alertar o perito judicial, que presta serviço para o juiz que irá julgar a causa, sobre possíveis distorções e ajudá-lo a tirar dúvidas sobre os fatos ocorridos de forma técnica e científica de forma que seja favorável à empresa. E ainda, se o profissional não concordar com o laudo entregue ao juiz, poderá apresentar o seu parecer nos autos e apontar as críticas às análises feitas pelo perito do caso.


Empresa de perícia médica e de engenharia é destaque na área


A AR Perícias Médicas e de Engenharia atua com profissionais assistentes técnicos em processos cíveis e trabalhistas, acompanhando todas as fases necessárias dos processos, de forma individualizada, e, atendendo as necessidades de cada cliente. Com uma equipe multidisciplinar constituída de médicos, advogados e engenheiros, atuamos em diversas áreas, de modo a prestar assistência referente à saúde e segurança laboral. Para o diretor da empresa, André Lemos, no trabalho realizado é elaborado pareceres para instrução da peça processual, elaboração de quesitos, acompanhamento de perícias médica e de engenharia, assim como vistoria ao posto de trabalho, elaboração de parecer/laudo técnico e instrução para a composição da impugnação ao laudo pericial oficial. “Contamos com profissionais qualificados e especializadas em sua área de atuação e estamos em expansão por todo o Brasil oferecendo esse suporte as empresas”, diz Lemos.


A experiência adquirida pelos profissionais na atuação como peritos judiciais permite elaborar laudos de alta qualidade e conteúdo, sendo certo que os laudos oficiais emitidos por estes servirão de embasamento para inúmeras sentenças judiciais, o que certamente tem auxiliado nossos clientes no deslinde de complicadas matérias envolvendo conhecimentos médico e de engenharia.

AR Perícias

Contato: (19) 3829-0255

E-mail: contato@arpericias.com.br

http://www.arpericias.com.br/

Redes Sociais

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page