top of page

Pericia Médica

Pericias Médicas

 Em alteração ocorrida no CPC 1973 retirou-se do texto a possibilidade de se questionar a suspeição do perito médico /assistente técnico. Nada mais correto, pois se ele é indicado pela parte, é óbvio que tem interesse que a parte que o contratou tenha sucesso. Diga-se bem claro, o perito assistente deve defender o interesse da parte que o contratou para o deslinde do processo da forma mais favorável possível, dentro dos limites da legalidade e da razoabilidade. A sua função é acompanhar o desenrolar da prova pericial, apresentar sugestões, criticar o laudo do perito nomeado e apresentar as hipóteses possíveis, desde que técnica e juridicamente sustentáveis.

 

  O principal trabalho do perito médico/assistente técnico não é, como acham muitos, apenas elaborar um laudo independente, um laudo divergente ou uma crítica ao laudo pericial, mas sim diligenciar durante a realização da perícia no sentido de evidenciar junto ao perito do juízo os aspectos de interesse ao esclarecimento da matéria fática sob uma ótica geral e mais especificamente sob a ótica da parte que o contratou.

 Ao perito médico /assistente técnico cabe diligenciar criteriosamente no sentido de verificar as diferentes hipóteses de abordagem da matéria técnica objeto da prova pericial, tentando fazer com que o perito nomeado pelo juízo perceba as diferentes interpretações da matéria fática sob estudo, para que não seja o seu cliente prejudicado com visões unilaterais, distorcidas da realidade ou que não sejam suficientemente abrangentes para dar ao juiz da causa subsídios amplos para o esclarecimento da matéria fática sob exame.

Processos da Perícia Médica

Analisar petição inicial

e documentação

1º Fase

2º Fase

Analisar petição inicial

e documentação

 Elaborar parecer técnico 

para embasar a defesa

 Parecer técnico 

para embasar a defesa

Apresentanção de

parecer técnico

4º Fase

3º Fase

Acompanhar avaliação

médica e técnica

 Parecer técnico 

para embasar a defesa

Reunir evidências para

recurso de 2° instância.

6º Fase

5º Fase

Elaboração de 

quesitos objetivos

bottom of page