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Como prevenir acidentes na empresa?


Como prevenir acidentes na empresa? (Imagem: Divulgação)

Qualquer empresa está sujeita a enfrentar casos de acidentes de trabalho. Mas, existem muitas maneiras que podem ser adotadas na rotina empresarial para evitar e prevenir os riscos ao trabalhador.


Como prevenir acidentes da empresa?


Saiba que existem várias maneiras de evitar o problema. Uma falha ou descuido pode resultar em prejuízos à saúde do empregado que exercer o trabalho, tais como lesão corporal, perda ou redução da capacidade de exercer a função ou até a causar a morte. Para isso, previna-se! Basta implementar um plano para a segurança no ambiente de trabalho e manter o funcionário informado sobre as medidas de segurança adotadas.


Dicas de como prevenir acidentes na empresa


Algumas medidas de segurança do trabalho podem ser adaptadas à rotina dos funcionários de forma simples e prática. É importante, no entanto, todos respeitarem as regras de segurança e se organizarem para realizar os procedimentos, diariamente. O primeiro passo, portanto, é criar um manual de política de segurança.

O documento deve destacar as regras a serem seguidas a fim de evitar os acidentes. O material ainda deve ser um tipo de manual de instruções. Essa medida é de extrema importância, principalmente, para as empresas que trabalham com produtos químicos, perigosos e tóxicos.


Saiba como implantar uma rotina e prevenir acidentes na empresa!


Não adianta trabalhar para desenvolver um manual de segurança para a rotina do trabalho na empresa, se não contar com a ajuda de funcionários para adotar os procedimentos na rotina. Por isso, é importante certificar-se de que as regras estão sendo cumpridas.


Acompanhe o procedimento de perto ou delegue a uma pessoa a função de conferir se todos estão cumprindo com as regras estabelecidas pelo manual de segurança, com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho de forma efetiva.


Para contar com a ajuda de todos, uma dica importante é conscientizar os funcionários sobre a necessidade de manter a rotina das normas de segurança durante a realização das funções. É primordial que todos entendam sobre a importância do ambiente seguro e o que pode resultar a falta de proteção no ambiente de trabalho.

Invista ainda no treinamento de diversos procedimentos de trabalho, como transporte de objetos pesados e ensinar como fazer o uso de equipamentos e ferramentas.


Ainda é possível contar com a ajuda dos empregados, já que eles que estão acostumados e exercer as funções e rotinas diárias do trabalho. Portanto, outra dica é consultar os funcionários se os procedimentos são eficazes e pedir a eles sugestões sobre melhorias na segurança. Uma boa maneira é disponibilizar formulários para que todos respondam sobre as questões, de forma anônima.


Outras maneiras de evitar os acidentes de trabalho na empresa


Para comprovar se, realmente, as medidas de segurança adotadas estão surtindo o efeito pretendido, um procedimento que pode ser adotado são as simulações de segurança, que podem ser realizadas com frequência.


Deixe sempre atualizado os kits de primeiros socorros, com todos os itens básicos para evitar que os acidentes, caso ocorram, sejam ainda mais prejudiciais ao funcionário. Os kits devem ficar visíveis e acessíveis a todos os empregados da empresa.


No caso de acidentes, faça a documentação deles em um relatório, com detalhes sobre que ocorreu. Aproveite para colocar as recomendações sobre o que poderia ter evitado tais ocorrências.

Nos locais de risco ou de registros de acidentes, sinalize sempre o espaço, com placas de perigo, placas sinalizadoras em buracos, próximos de fiações elétricas. Importante também a presença de detectores de fumaça e extintores, no prazo de validade, para evitar incêndios.


Por último, esteja preparado para socorrer e evitar qualquer tipo de acidente! Tenha sempre ferramentas, como chaves, escadas e outros objetos que facilitem nas ações rápidas.


O que é um acidente de trabalho?


De acordo com o Artigo 19 da Lei 8213/91 - Lei de Benefícios da Previdência Social, é considerado um acidente do trabalho o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço do órgão, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.


Quem pode me auxiliar para resguardar a minha empresa?


Para as ações perante a Justiça do Trabalho envolvendo acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, os objetos são os pleitos de indenizações por responsabilidade civil (danos moral, material e estético e pela perda de uma chance) e por reintegração no emprego, neste último caso, com base no artigo 118 da Lei 8.213/1991 e em normas coletivas, que asseguram estabilidade provisória aos acidentados.


Muitas vezes nesses casos é necessário a realização de uma perícia. O papel da perícia nestes casos envolve a verificação do nexo causal, a existência de dano e sua extensão, a incapacidade ou capacidade residual de trabalho da vítima, o percentual de invalidez ou invalidez total e a possibilidade de readaptação em alguma outra função na empresa.


É de grande importância a perícia nas ações acidentárias para o deslinde da causa, embora não seja o único meio de prova, cabendo ao juiz valer-se dos demais elementos existentes nos autos. A perícia, deverá ser feita por profissional habilitado, que detenha conhecimentos técnicos para auxiliar o juiz.


Sendo assim, o principal trabalho do perito médico ou assistente técnico é diligenciar durante a realização da perícia no sentido de evidenciar junto ao perito do juízo os aspectos de interesse ao esclarecimento da matéria fática sob uma ótica geral e mais especificamente sob a ótica da parte que o contratou. Ao perito cabe diligenciar criteriosamente no sentido de verificar as diferentes hipóteses de abordagem da matéria técnica objeto da prova pericial, tentando fazer com que o perito nomeado pelo juízo perceba as diferentes interpretações da matéria fática sob estudo, para que não seja o seu cliente prejudicado com visões unilaterais, distorcidas da realidade ou que não sejam suficientemente abrangentes para dar ao juiz da causa subsídios amplos para o esclarecimento da matéria fática sob exame.


A AR Perícias Médicas e de Engenharia conta com uma equipe de profissionais que possuem experiências de anos no setor com profissionais capazes de exercer o melhor trabalho de perícias. Ela é uma empresa especializada na prestação de serviços de assistência técnica em perícias médicas e de engenharia na área judicial e extrajudicial para clientes corporativos em todo país.


Entre em contato para saber mais sobre os serviços prestados.

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